A
vitamina D - encontrada em alimentos como peixe e na exposição à
luz do sol - previne a artritereumatóide e a esclerose múltipla,
concluíram dois estudos feitos com mulheres, conduzidos por
pesquisadores de universidades americanas. Entre as que ingeriram
maiores quantidades da vitamina, o índice de casos de artrite caiu
30%, e o de esclerose, 40%. Especula-se que a vitaminaD impeça o
sistema imunológico de voltar-se contra o próprio corpo, o que
pode estar por trás dos dois males.